Configurar Template de E-mail de Cobrança no Saguicontrol
Dentro das configurações de Configuração de Disparo Automático de E-mails no SaguiControl, há uma categoria importante de e-mails: “Cobrança”. Este guia oferece sugestões sobre como gerenciar e cadastrar os modelos de e-mails de cobrança da sua organização.
Passo 2: Realize o cadastro ou edição de um registro
Para realizar o cadastro de um novo template selecione o botão + Registro
Para editar um template existente, no filtro, em Tipo E-mail selecione Cobrança.
O sistema irá abrir a tela de configuração do e-mail
Geral
Emitente: Refere-se à entidade ou pessoa responsável pelo envio da cobrança, normalmente a empresa que está cobrando;
Status: Indica a situação atual do template de cobrança, como “ativo” ou “inativo”;
Tipo de e-mail: Define o tipo de comunicação, nesse caso, devemos selecionar o tipo “Cobrança”;
Parceiro: Refere-se ao destinatário da cobrança, normalmente o cliente ou parceiro comercial relacionado à dívida;
Assunto: O título do e-mail que será enviado ao destinatário, resumindo o conteúdo da cobrança;
Critério em dias: O critério de dias define quando o e-mail de cobrança será enviado em relação à data de vencimento. Valores positivos indicam que o e-mail será enviado antes do vencimento, enquanto valores negativos significam que o e-mail será enviado após o vencimento.
Exemplo:
Se você definir o critério em +3 dias, o e-mail será enviado 3 dias antes da data de vencimento.
Se definir em -5 dias, o e-mail será enviado 5 dias após o vencimento do título.
Template
Na aba Template, você poderá adicionar Tags Customizadas dentro do template do e-mail, no caso de um e-mail de Cobrança, o editor disponibiliza estes três tipos de tags diferentes:
Código de Barras do Boleto
Data de Vencimento
Valor em Aberto
Após customizado o texto do e-mail, clique em Salvar
Prontinho, seu template de cobrança acabou de ser criado e já pode ser usado! 🎉
Sugestões
SUGESTÃO 1: Crie vários modelos de e-mails de cobrança
Você pode criar diversos modelos de e-mails de cobrança, cada um para ser enviado em momentos diferentes. Por exemplo:
Crie um e-mail com um tom mais suave para enviar após 10 dias de inadimplência.
Campo critério em dias: -10
Crie outro com uma abordagem mais direta, a ser enviado após 30 dias.
Campo critério em dias: -30
E um terceiro e-mail para alertar sobre a negativação do nome, a ser enviado após 60 dias.
Campo critério em dias: -60
SUGESTÃO 2: Crie e-mails proativos, lembrando o cliente antes do vencimento
É possível criar e-mails de cobrança para serem enviados antes da data de vencimento. Isso ajuda a lembrar o cliente do compromisso com a empresa. Por exemplo:
Crie um e-mail para lembrar uma semana antes do vencimento.
Campo critério em dias: 7
Crie outro para lembrar um dia antes do vencimento.
Campo critério em dias: 1
SUGESTÃO 3: Combine as duas abordagens das sugestões anteriores 😃