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Cadastrar ou Editar Funcionários no SaguiControl

Vamos começar a explorar as ferramentas e recursos do Saguicontrol para cadastrar ou editar funcionários! 👷‍♂️

Passo 1: Acesse a funcionalidade de funcionários

Acesse Menu > RH > Funcionário

A tela de Gestão de Funcionários será carregada.

🔎 Para saber mais sobre todos os comandos dessa tela, acesse o artigo: Entenda a Tela de Gestão de Funcionários no SaguiControl

Passo 2: Realize o cadastro ou edição do Funcionário

Para realizar o cadastro de um novo Funcionário selecione o botão + Funcionário. Agora, se você pretende editar um Funcionário existente,  digite o nome do Funcionário que deseja, busque e depois clique no botão de lápis ao lado do registro que aparecerá.

O sistema irá abrir a tela de Cadastro/Edição de Funcionário

Passo 3: Preencha os dados presentes na Aba Geral

Os seguintes campos aparecerão para preenchimento:

  • Status: Indica se o funcionário está Ativo, Afastado ou Desligado;
  • Código do Funcionário: O código identificador único que pode ser atribuído ao funcionário;
  • Registro do Funcionário: O número de registro do funcionário;
  • Matrícula do Funcionário: A matrícula do funcionário, se aplicável;
  • Cargo: O cargo ou posição ocupada pelo funcionário na empresa. Esse campo trará a lista de todos os cargos cadastrados no sistema no Cadastro de Cargos;

    🔎 Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Cargos no SaguiControl
  • Departamento: O departamento ao qual o funcionário está associado. Esse campo trará a lista de todos os departamentos cadastrados no sistema no Cadastro de Departamentos;

  • Cargo: O cargo ou posição ocupada pelo funcionário na empresa. Esse campo trará a lista de todos os cargos cadastrados no sistema no Cadastro de Cargos;

    🔎 Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Departamentos no SaguiControl
  • Tipo de Pessoa: Indica se o funcionário é uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
  • CPF: O número do CPF do funcionário;
  • Nome: O nome completo do funcionário;
  • Data de Nascimento: A data de nascimento do funcionário;
  • Filiação Mãe: O nome da mãe do funcionário;
  • Filiação Pai: O nome do pai do funcionário;
  • Estado Civil: O estado civil do funcionário;
  • Sexo: Indica o sexo do funcionário (Masculino ou Feminino);
  • Telefone: O número de telefone principal do funcionário;
  • Telefone de Recados: Um número de telefone para recados do funcionário, se aplicável;
  • Telefone Comercial: O número de telefone comercial do funcionário, se aplicável;
  • E-mail: O endereço de e-mail do funcionário;
  • CEP: O Código de Endereçamento Postal (CEP) do endereço do funcionário;
  • Logradouro: O nome da rua ou avenida do endereço do funcionário;
  • Número: O número do prédio ou residência do endereço do funcionário;
  • Complemento: Informações adicionais sobre o endereço do funcionário, se aplicável.
  • Bairro: O bairro do endereço do funcionário;
  • País: O país do endereço do funcionário;
  • UF: A Unidade Federativa (estado) do endereço do funcionário;
  • Município: O município do endereço do funcionário;
  • Nacionalidade: A nacionalidade do funcionário;
  • UF Nacionalidade: A Unidade Federativa (estado) de nacionalidade do funcionário;
  • Município Nacionalidade: O município de nacionalidade do funcionário;
  • Grau de Instrução: O grau de instrução ou escolaridade do funcionário, com opções desde Analfabeto até Pós-Doutorado;
  • Foto do funcionário: Faça o upload da foto do funcionário, se aplicável.

Salve as alterações realizadas, através do botão salvar do lado superior esquerdo da janela 

Passo 3: Preencha a Aba Características

Clique na Aba Características

Os seguintes campos aparecerão na Aba Características para preenchimento:

  • Cor: A cor da pele do funcionário;
  • Cabelo: A cor e/ou características do cabelo do funcionário;
  • Barba: Indica se o funcionário possui barba e, se sim, suas características;
  • Bigode: Indica se o funcionário possui bigode e, se sim, suas características;
  • Olhos: A cor dos olhos do funcionário;
  • Altura: A altura do funcionário em centímetros;
  • Peso: O peso do funcionário em quilogramas;
  • Sinais: Quaisquer sinais distintivos ou marcas físicas relevantes do funcionário.

Salve as alterações realizadas, através do botão salvar do lado superior esquerdo da janela 

Passo 4: Preencha a Aba Documentos

Clique na Aba Documentos

Os seguintes campos aparecerão nesta para preenchimento:

  • Número CTPS: O número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do funcionário;
  • Série CTPS: A série da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do funcionário;
  • UF CTPS: A Unidade Federativa (estado) onde a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do funcionário foi emitida;
  • Expedição CTPS: A data de expedição da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do funcionário;
  • Número do RG: O número do Registro Geral (RG) do funcionário;
  • UF do RG: A Unidade Federativa (estado) onde o Registro Geral (RG) do funcionário foi emitido;
  • Expedição do RG: A data de expedição do Registro Geral (RG) do funcionário;
  • Número CNH: O número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do funcionário;
  • Dígito Verificador CNH: O dígito verificador da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do funcionário, se aplicável;
  • 1ª Habilitação: A data da primeira habilitação do funcionário;
  • Validade da CNH: A data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do funcionário;
  • Emissão da CNH: A data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do funcionário;
  • Número do Título de Eleitor: O número do Título de Eleitor do funcionário;
  • Zona do Título de Eleitor: A zona eleitoral do Título de Eleitor do funcionário;
  • Seção do Título de Eleitor: A seção eleitoral do Título de Eleitor do funcionário;
  • Número PIS/PASESP: O número de inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) do funcionário;
  • Data PIS/PASESP: A data de inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) do funcionário;
  • Órgão Registro Profissional: O órgão responsável pelo registro profissional do funcionário, se aplicável;
  • Número do Registro Profissional: O número do registro profissional do funcionário, se aplicável;
  • Número da Reservista: O número do Certificado de Reservista do funcionário, documento militar brasileiro.

Salve as alterações realizadas, através do botão salvar do lado superior esquerdo da janela 

Passo 5: Preencha a Aba Funções

Clique na Aba Funções

Aparecerão 3 opções de função para serem flegadas:

  • Aprovador de Compras: Liberará a função de aprovador de compras no sistema para esse funcionário;
  • Vendedor: Liberará a visualização das oportunidades de venda no módulo CRM;
    • Outros vendedores poderão visualizar as oportunidades deste Vendedor? Flegue se as oportunidades desse vendedor só ele poderá visualizar ou se os demais também poderão.
  • Motorista: Liberará o aplicativo de Motorista (apenas se você utiliza o Saguilog)

Salve as alterações realizadas, através do botão salvar do lado superior esquerdo da janela 

Passo 6: Preencha a Aba Contratos

Clique na Aba Contratos. Essa aba constará todos os Contratos de Trabalho ativos desse Funcionário com a sua empresa

Para realizar o cadastro de um novo Contrato selecione o botão + Contrato. Agora, se você pretende editar um Contrato existente, clique no botão de lápis ao lado do contrato que aparecerá na lista de Contratos presente nessa Aba.

Uma nova janela será aberta, com os seguintes campos do Contrato de Trabalho:

  • Status do Contrato de Trabalho: Indica se o contrato de trabalho está Ativo ou Concluído;
  • Empresa/Filial Contratante: O nome da empresa ou filial que contratou o funcionário. Esse campo listará todas as filias e empresas cadastradas no sistema;

    🔎Para editar ou cadastrar novas filiais, acesse: Cadastrar Filiais da Sua Empresa no SaguiControl
  • Data de Admissão: A data em que o funcionário foi admitido pela empresa;
  • Data Opção FGTS: A data em que o funcionário optou pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Número Conta FGTS: O número da conta do FGTS do funcionário;
  • Cargo: O cargo ou posição ocupada pelo funcionário. Esse campo listará todos os cargos cadastrado para a sua empresa no sistema;

    🔎 Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Cargos no SaguiControl
  • Departamento: O departamento ao qual o funcionário está associado. Esse campo listará todos os departamentos cadastrado para a sua empresa no sistema;

    🔎 Para saber mais sobre essa funcionalidade, acesse: Entenda a Tela de Gestão de Departamentos no SaguiControl
  • Tipo de Salário: O tipo de salário do funcionário, podendo ser Mensal, Quinzenal, Semanal, Diário, Horista, Hora/Aula, Tarefa, Pró-labore, RPA, entre outros;
  • Salário Atual: O valor do salário atual do funcionário;
  • Horas Mensais: O número de horas que o funcionário trabalha por mês;
  • Horas Semanais: O número de horas que o funcionário trabalha por semana;
  • Dia de Descanso: O dia da semana em que o funcionário tem seu dia de descanso regular;
  • Recebe Adiantamento?: Indica se o funcionário recebe adiantamento de salário. Ao flegar, ele perguntará se o adiantamento é um valor fixo ou porcentagem e pede pra para inserir o valor correspondente no campo abaixo.

Passo 7: Preencha a Aba Contatos

Nessa aba você poderá inserir todas as formas de contato com esse Funcionário. Clique na Aba Contato e todos os Contatos para esse Funcionário serão listados.

Adicione ou edite os dados de Contato desse Funcionário.

🔎 Para saber mais sobre o cadastro de um novo Contato acesse: Cadastro/Edição de Contatos no SaguiControl

Passo 8: Preencha a Aba Dados Bancários

As informações bancárias são necessárias para processar pagamentos e transações financeiras com o cliente. É importante garantir que esses dados estejam corretos e atualizados para evitar problemas com pagamentos ou transferências bancárias. Manter os dados bancários atualizados também ajuda a garantir a segurança das transações financeiras.

Clique na Aba Dados Bancários e todas a informações bancárias desse Funcionário serão listadas

Adicione ou edite os Dados Bancários desse Funcionário.

🔎 Para saber mais sobre o cadastro de um novo Dado Bancário acesse: Cadastro/Edição de Dados Bancários no SaguiControl

Passo 6: Preencha a Aba Dependentes

Clique na Aba Dependentes. Essa aba constará todos os Dependentes desse Funcionário

Para realizar o cadastro de um novo Dependente selecione o botão + Dependente . Agora, se você pretende editar um Dependente existente, clique no botão de lápis ao lado do Dependente que aparecerá na lista de Dependentes presente nessa Aba.

Uma nova janela será aberta, com os seguintes campos:

  • Nome: O nome do dependente.
  • Parentesco: O grau de parentesco do dependente com o funcionário (por exemplo, filho, cônjuge, pai, mãe, etc.).
  • Data de Nascimento: A data de nascimento do dependente.
  • IRPF?: Indica se o dependente deve ser considerado na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
  • Salário Família?: Indica se o dependente tem direito ao benefício do Salário Família, se aplicável.
  • Assistência Médica?: Indica se o dependente recebe assistência médica ou plano de saúde.
  • Pensão?: Indica se o dependente recebe pensão, se aplicável

Salve as alterações realizadas, através do botão salvar do lado superior esquerdo da janela